Um modelo económico baseado no acesso e não na pertença

Mark Curtis: O que está a acontecer é que há uma assimetria do glamour, que funciona assim: o que eu estou a fazer agora é muito chato, como estar no escritório ou ir passear o cão, e, nesse momento, se for ao Facebook ou ao Instagram, posso ver muito depressa alguém que está numa praia na Austrália, outra que está na Colombia ou alguém em Lisboa a ter uma refeição ótima, muito melhor do que aquela que eu estiver a ter na altura. E isto são só três pessoas. Em média, as pessoas têm 150 amigos no Facebook e no Instagram.

São precisas 2 ou 3 pessoas para, naquele momento, sentir que a minha vida é um aborrecimento. E aí está a assimetria do glamour. A verdade é que volta e meia faço coisas realmente interessantes, que não têm assim tanto glamour, mas faz com que as outras pessoas olhem e pensem “Uau, o Mark está a fazer aquilo. Que sortudo, por que é que a minha vida não é assim tão interessante?” E vão estar a fazer o mesmo dali a dois meses. Acho que isto também cria essa sensação de ansiedade. Acho que isso está a levar os millenials em direção a um modelo económico baseado no acesso e não na pertença. (…) Começam a pensar: porque vou comprar um vestido ou uma mala quando posso alugá-los e ter o último grito da moda por uma noite e depois devolver? Porquê ter um carro? Sinto que a maioria dos jovens já nem vai querer um carro, não faz sentido. E acho que isso é parcialmente movido pelo impacto das redes sociais: o que tem glamour hoje é o que fazes, não aquilo que possuis. É muito mais fácil dizer [nas redes sociais] “olha para nós, a chegar à Costa Rica”. E toda a gente vai olhar e sentir a assimetria do glamour: “Eu nunca vou a sítios destes. E todos os meus amigos parecem estar lá a toda a hora.” (…)

A entrevista para ler na íntegra, aqui.

Deixe uma Resposta

