Estes miúdos querem fazer mais

miudos_efanorApós o sucesso da iniciativa dos estudantes do 6.º ano, o colégio desafiou todos os outros a explorar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e lançou um concurso em que cada turma do 1.º e 2.º ciclo teria de fazer o máximo de pequenas acções para atingir cada uma das 17 metas. “A turma que fizesse mais acções para mudar o mundo, ganhava. Mas uma turma do 4.º ano decidiu fazer uma coisa maior e mais organizada”, conta Ana Barbosa. O 4.º B organizou-se por turnos e fez uma venda de lanches para doar o dinheiro angariado à Cruz Vermelha. Mas, também eles, quiseram ir mais além, explica a psicóloga: “Tradicionalmente, com a maior parte das crianças, quando acaba o concurso, as coisas morrem por aí. Esta turma ganhou. Mas não quiseram parar. Encontravam-nos nos corredores e perguntavam o que podiam fazer mais.”

Num cantinho da sala do 4.º B acumularam-se, durante semanas, caixas de brinquedos e livros usados, mas em bom estado. Todos eles angariados pelas crianças. Com alguma timidez, Hugo admite que “alguns brinquedos foram difíceis de doar”. “Mas valeu a pena”, diz, sorrindo. E o mérito é todo das crianças, segundo Ana Barbosa: “São elas que se organizam, sozinhas. A professora dá-lhes orientação sempre que têm dúvidas, mas a iniciativa é toda delas”.

Na semana passada, a turma deu mais um passo em frente, conta Martim: “Depois de angariarmos o dinheiro, a Ana foi falar com a Cruz Vermelha e eles disseram que precisavam de leite de validade a partir de Julho. Então, nós tivemos a ideia de desenhar papéis a pedir que toda a gente trouxesse leite, para ajudarmos as famílias que mais precisam”.

Esta quarta-feira foi um dia especial para as crianças. Para além dos alimentos biológicos frescos, os alunos do Colégio Efanor doaram diversos brinquedos, livros e mais de 120 litros de leite à Cruz Vermelha de Matosinhos.

Para ler. na íntegra, no Público.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s