O efeito Miles Davis na arquitectura

Siza_vieira_souto_mouraComo é que as outras artes vos contaminam na criação?
A.S.V. — São da mesma família. Cinema, a literatura não é bem da mesma família, mas é um parente muito próximo, a pintura, escultura, ballet, música, têm tanta coisa comum… Quando se está a projectar, a determinada altura tem de se ter claro como é entrar naquele edifício, ir ao quarto ou à sala comum, ao quarto de banho, o que seja. O que fazem os cineastas? A câmara segue o espaço com a pessoa, depois faz um travelling, há um ritmo e uma ligação com os movimentos nos percursos e na arquitectura é a mesma coisa. Há uma influência.

E.S.M. — Não é directa. Olhando para estes dois: este [aponta Miles Davis] tem um efeito surpresa, as pessoas pensam que vai acabar de uma maneira, baixar, e ele sobe [imita um saxofone]. Muitas vezes quando trabalhava com o Siza era o mesmo. Isto devia ser assim, mas vamos fazer assim. E lembro-me imensas vezes do Miles Davis, que faz o mesmo. É o efeito de musicalidade do texto. 

A.S.V. — E o efeito de luz que no cinema também há. A penumbra, a luz forte. Para nós, é muito importante.

E.S.M. — Depois de ler Elogio da Sombra [de Junichiro Tanizaki], comecei a filtrar o vidro; antigamente fazia tudo em vidro e estava resolvido. Depois comecei a ler o efeito da penumbra e lembro-me de que comecei a fazer portadas, filtros, estores e a diminuir o vidro. Já funcionava ao contrário. Eram os clientes a dizer que queriam tudo em vidro, “você é o arquitecto que faz tudo em vidro”, e eu “não, eu agora estou muito cansado”. Estou a vir para trás e as pessoas não querem.

A.S.V. — Veja as casas árabes, os palácios… são uma coisa extraordinária. No uso da casa precisamos tanto de zonas com luz muito forte como de penumbra, de descanso, sossego, tranquilidade, etc. Esse doseamento da luz é importantíssimo. Encontra isso no cinema e encontra na música; aí é dado pelo som, não pela luz. 

(…)

Esta conversa entre Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura é magnífica — os dois arquitectos falam com imensa alegria e liberdade do seu trabalho. É um documento para ler e guardar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s