Não estamos preparados para campanhas deste tipo. É pena.

“O que é verdadeiramente escandinavo? Absolutamente nada. É tudo copiado.” Estas são as primeiras palavras da mais recente campanha da Scandinavian Airlines (SAS). O objectivo? “De certa forma, a Escandinávia foi trazida para cá, pedaço a pedaço, por pessoas comuns que encontraram o melhor da nossa casa, longe de casa.”

Para concretizar esta linha de pensamento, a companhia área refere a democracia, a licença parental, a bicicleta, o clipe e, até, as famosas almôndegas suecas, entre outros, como exemplos de invenções não-tão-escandinavas-assim. O vídeo promocional relembra que ver o mundo e novas culturas inspira a pensar “em grande”, mesmo quando somos pequenos, “porque, de cada vez que vamos para lá das nossas fronteiras, juntamos o melhor de todo o lado, cá”.

Independentemente da mensagem, a campanha não caiu bem na região. Dinamarqueses, suecos e noruegueses fizeram ouvir o descontentamento e indignação que sentem perante esta mensagem, considerada “desrespeitosa” pelos partidos de extrema-direita. Menos de 24 horas depois da publicação, a companhia aérea retirou o vídeo da Internet e emitiu um comunicado onde afirma, ainda assim, “manter a mensagem central do anúncio”. “O padrão das secções de comentários e o volume de reacções nos canais das redes sociais sugere que a campanha foi alvo de um ataque”, justificou. “Não podemos ser uma plataforma para valores que não partilhamos.” 

Para ler, na íntegra, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s